The Auto Channel
The Largest Independent Automotive Research Resource
The Largest Independent Automotive Research Resource
Official Website of the New Car Buyer

AMD Conduz Futuro da Tecnologia da Fórmula Um; Supercomputador Com Processador AMD Opteron Ajuda a Impulsionar Antigos Concorrentes de CFD, Aerodinâmica e Simulações de Equipe de F1

Redatores de Negócios/Alta Tecnologia/Repórteres de Corridas de Automóveis

HINWIL, Suíça - (BUSINESS WIRE LATIN AMERICA)--9 de dezembro de 2004-- Utilizando a tecnologia fornecida pela AMD , a equipe de Fórmula Um Sauber Petronas lançou seu novo supercomputador em sua sede em Hinwil, Suíça. O supercomputador inovador, com mais de 500 processadores AMD Opteron(TM) e um dos mais avançados da Fórmula Um e da indústria automotiva, funcionará como "cérebro" do centro de Dinâmica de Fluido Computacional (CFD) da equipe.

Como a CFD é considerada um fator fundamental para otimização do desempenho aerodinâmico dos carros de corrida, o novo supercomputador com o processador AMD Opteron deverá ter um efeito significante na redução dos tempos de volta, colocando a equipe Sauber em uma posição de alcançar pontos valiosos no campeonato mundial. A AMD é fornecedora líder de microtecnologia para a Fórmula Um e principal fabricante de processadores para as organizações envolvidas em CFD.

"Se você olhar para todos os fatores na Fórmula Um que podem ser influenciados pela engenharia, mais de 70% são aerodinâmicos", revelou Peter Sauber, chefe da Equipe Sauber Petronas. O diretor técnico da Sauber Petronas, Willy Rampf, adicionou: "O sucesso na F1 requer dinâmica de fluido computacional de classe mundial e uma equipe de aerodinâmica avançada dotada das melhores ferramentas disponíveis como o processador AMD Opteron."

O processador AMD Opteron, o primeiro processador do mundo de 32-bit e 64-bit compatível com a arquitetura x86, desempenha um papel crítico na criação e desenvolvimento das novas e avançadas inovações e evoluções de projeto da Sauber. O novo supercomputador, com servidores baseados no processador AMD Opteron e com a Direct Connect Architecture, permitirá à Sauber simular variáveis mais complexas com maior precisão em tempo reduzido, em comparação com o antigo supercomputador da equipe. Esta redução de tempo requerida para desenvolvimento e teste de aerodinâmica permitirá à equipe enfocar os testes de pista no desenvolvimento de pneus e motores.

Os 530 processadores AMD Opteron, que funcionam em um sistema operacional Linux, processarão um fluxo crítico de dados robustos de CFD. O novo supercomputador deverá permitir à Sauber compilar informações aerodinâmicas de maneira mais rápida e mais eficiente através de cálculos mais poderosos. Este desempenho melhorado e estas análises de dados otimizadas permitirão melhores decisões e proporcionarão uma vantagem competitiva.

O chefe de CFD da Sauber, Torbjorn Larsson, está entusiasmado com os ganhos potenciais que a tecnologia AMD64 oferecerá a seu departamento. "Com o nosso novo supercomputador com o processador AMD Opteron a Sauber poderá aumentar sua capacidade de cálculo de CFD em um fator próximo a 30. Isto é particularmente importante em função das novas mudanças regulamentares da FIA (Federation Internationale de l'Automobile - o corpo administrativo dos esportes de motor mundiais) com relação à aerodinâmica dos carros", disse Larsson. "O processador AMD Opteron também vai acelerar os processos de pesquisa e desenvolvimento, que são críticos na batalha contra as restrições de tempo e testes inerentes às corridas de motor. A tecnologia AMD64 proporcionará várias vantagens competitivas fundamentais e a Sauber está determinada a aproveitar a maioria delas."

"A AMD se alinha com equipes e indivíduos que compartilham de nossos atributos de marca -- força; determinação; paixão; excelência; pessoas que contam com a tecnologia para o sucesso e competem com os mais difíceis concorrentes do mundo em uma escala global", disse Henri Richard, vice-presidente executivo de vendas e marketing mundiais da AMD. "Nós atendemos a indivíduos, equipes e organizações que demandam os mais altos níveis de desempenho, sem concessões. Nós não esperamos por menos. A Sauber Petronas é um cliente muito exigente e a AMD está atendendo a essas exigências."

Distribuindo o primeiro processador do mundo de 64-bit baseado em x86 capaz de executar também aplicativos de 32-bit, a AMD permite aos clientes como a Sauber alavancar seu software existente com desempenho excelente enquanto permite a migração para aplicativos de 64-bit à medida que são introduzidos. Das companhias da Fortune Global 100, 25 já utilizam sistemas baseados no processador AMD Opteron para executar seus aplicativos críticos.

A Equipe Sauber Petronas se junta ao grupo de classe mundial da AMD de heróis do esporte no topo de seus jogos -- Escuderia Ferrari, 14 vezes campeã mundial de Fórmula Um, Lance Armstrong, seis vezes vencedor do Tour de France, e a vitoriosa equipe de ciclismo profissional do United States Postal Service. Os produtos centrados no cliente da AMD são conduzidos por excelência técnica e necessidades de clientes do mundo real. Suas inovações são desenvolvidas nos ambientes e indústrias mais avançados e de elite, desde o Campeonato de Fórmula Um da FIA até o difícil Tour de France, para fornecer produtos inspiradores aos clientes ao redor do mundo.

Sobre o Processador AMD Opteron(TM)

Como primeiro processador de 32-bit e 64-bit compatível com a arquitetura x86, o processador AMD Opteron está baseado na tecnologia AMD64 com Direct Connect Architecture. A Direct Connect Architecture ajuda a eliminar os gargalos inerentes a um barramento frontal de sistema conectando diretamente os processadores, o controlador de memória e I/O (Entrada/Saída) à unidade de processador central para permitir melhor desempenho e eficiência global do sistema. A AMD foi a primeira a anunciar a conclusão de um projeto de processador de núcleo dual baseado em x86 e a primeira a demonstrar um processador de núcleo dual baseado em x86 para computação de 32-bit e 64-bit. À medida que mais fornecedores de soluções se juntam ao ecossistema da AMD64, a indústria se aproxima do dia em que os sistemas somente de 32-bit se tornarão obsoletos.

Sobre a AMD

A Advanced Micro Devices Inc. projeta e produz microprocessadores inovadores, dispositivos de memória Flash e soluções de processador de baixo consumo de energia para as indústrias de computador, comunicações e produtos eletrônicos de consumo. A AMD se dedica a distribuir soluções enfocadas nos clientes e baseadas em padrões para usuários de tecnologia que vão desde empresas e governos a consumidores individuais. Para obter mais informações, visite www.amd.com.

AMD, o logotipo de seta da AMD, AMD Opteron e suas combinações, são marcas comerciais da Advanced Micro Devices Inc. Os outros nomes têm apenas o propósito de informação e podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.